
Foto: Bibiana Pinheiro
A quinta-feira (27) foi de chuva intensa na Região Central, com destaque para Jaguari, que acumulou 105 mm até 18h40min. Outras cidades também registraram volumes significativos, como Tupanciretã, com 73 mm, e Cruz Alta, 66 mm. Em Santa Maria, o Tecnoparque registrou 31 mm. De acordo com a Baroclima Meteorologia, a semana deve terminar com mais chuva e tempo instável.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O meteorologista Gustavo Verardo explica que a chuva volumosa em Jaguari ocorreu devido à atuação de um sistema de baixa pressão, que favorece a formação de núcleos de chuva intensos. Esse tipo de fenômeno gera aglomerados de nuvens, que podem provocar altos acumulados de precipitação, mas sem uma distribuição uniforme em áreas extensas.
Confira os acumulados desta quinta-feira (27) na Região Central, registrados até 18h40min:
- Jaguari - 105 mm
- Tupanciretã - 73 mm
- Cruz Alta - 66 mm
- Santiago - 54 mm
- São Francisco de Assis - 42 mm
- Rosário do Sul - 29 mm
- São Martinho da Serra - 25 mm
- São Vicente do Sul - 24 mm
- São Gabriel - 19 mm
Em Santa Maria, os maiores volumes foram registrados no Tecnoparque (31 mm), seguido pelos bairros João Goulart e Perpétuo Socorro, com 28 mm cada. Confira todos os acumulados da cidade:
- Tecnoparque - 31 mm
- João Goulart - 28 mm
- Perpétuo Socorro - 28 mm
- Presidente Vargas - Bonfim 25 mm
- Lorenzi - 23 mm
- Camobi - INMET 23 mm
Previsão
Nesta sexta-feira (28), a tendência é de céu encoberto com possibilidade de chuva e trovoada em qualquer horário do dia. Para o fim de semana, a instabilidade deve dar uma trégua, e o sol volta a aparecer. A partir de segunda-feira (31), uma frente fria avança com possibilidade de temporais e queda de temperatura.
